Com 16 anos consecutivos registrando índices acima de 96%, sistema brasileiro de reciclagem de latas de alumínio segue como referência internacional
O Brasil reciclou 97,3% das latas de alumínio para bebidas em 2024, ou 33,9 bilhões de unidades de um total de 34,8 bilhões comercializadas ao longo do ano, o que reforça a solidez e maturidade do modelo nacional de logística reversa. Os dados são da Recicla Latas, entidade gestora responsável pelo aperfeiçoamento do sistema, em parceria com a Associação Brasileira do Alumínio (Abal) e a Associação Brasileira da Lata de Alumínio (Abralatas). O Índice Nacional de reciclagem de latinhas de alumínio para bebidas contou, também, com verificação de auditoria independente para chancela dos dados.
Com este desempenho, o Brasil alcança uma marca histórica de 16 anos consecutivos com taxas superiores a 96% de reaproveitamento, reforçando a eficiência do ciclo que envolve fabricantes, recicladores e cooperativas em todo o território nacional. “O sistema de logística reversa brasileiro se destaca por sua consistência. Mesmo em anos desafiadores, conseguimos manter índices elevados, o que demonstra a força da articulação entre os diversos elos da cadeia”, afirma Renato Paquet, secretário-executivo da Recicla Latas, que completa. “Nossas associadas estão constantemente atualizando as estruturas e processos para acompanhar as melhores práticas internacionais, sempre em sintonia com as diretrizes do Ministério do Meio Ambiente.”
O sistema também se destaca pelo impacto social e econômico positivo que promove. Com uma rede estruturada que abrange todas as etapas do processo – da coleta e reciclagem à laminação e fabricação de novas embalagens –, essa cadeia contribui para a geração de trabalho e renda, fomenta a inclusão produtiva e impulsiona o desenvolvimento local.
Segundo Paquet, um dos diferenciais do nosso modelo é o investimento contínuo em ações de conscientização e capacitação, bem como em capacidade de reciclagem. “Nosso trabalho inclui formação de gestores públicos, campanhas educativas e fortalecimento das cooperativas de catadores, que são peças-chave nessa engrenagem. Isso transforma a reciclagem em um hábito incorporado à cultura da população.”
“A indústria brasileira do alumínio foi visionária ao enxergar, desde cedo, que a reciclagem não é apenas uma solução ambiental, mas uma estratégia de competitividade, segurança de suprimento e um caminho essencial para a descarbonização do nosso setor. Esse desempenho é fruto de investimentos contínuos em capacidade produtiva e em um modelo que alia cooperação e uma visão de futuro que posiciona o Brasil como referência global em economia circular”, afirma Janaina Donas, presidenta da ABAL.
“Mais do que uma referência ambiental, a reciclagem das latinhas no Brasil é um verdadeiro motor de transformação social e econômica. Estamos falando de uma cadeia estruturada que gera renda e oportunidades em todas as regiões do país, promovendo inclusão produtiva e desenvolvimento local. Esse desempenho consistente nos últimos anos só é possível graças ao forte compromisso do setor com a inovação — seja em processos, tecnologias ou modelos de parceria”, Cátilo Cândido, presidente da Abralatas.
A latinha de alumínio segue como símbolo de economia circular eficiente no Brasil, reciclável infinitas vezes e com retorno médio à prateleira em cerca de 60 dias, ela representa um modelo bem-sucedido de sustentabilidade aliado à geração de valor econômico e social.
Sobre a ABAL
Fundada em maio de 1970, a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) representa todos os elos da cadeia produtiva do metal, da mineração de bauxita à reciclagem, passando pelo refino, produção de alumínio primário, transformação e reciclagem. Entre outras atividades, produz e divulga dados estatísticos, auxilia na elaboração e na aplicação de normas técnicas, gera e difunde conhecimento sobre o alumínio, incentiva seu uso, além de contribuir com a capacitação profissional do setor. A ABAL trabalha por uma indústria do alumínio cada vez mais competitiva, inovadora, sustentável e integrada.
Sobre a Abralatas
Fundada há 22 anos, a Abralatas é a voz do setor de latas de alumínio para bebidas no Brasil. Com o objetivo de representar os interesses comuns de suas associadas, une as empresas de todas as partes do processo produtivo e trabalha pelo fortalecimento e desenvolvimento do setor, sempre por meio de estímulos à economia circular.
Sobre a Recicla Latas
Instituída em julho de 2021, é a entidade gestora responsável pelo aperfeiçoamento do sistema de reciclagem das latas de alumínio para bebidas no Brasil. Compromissos-chave:
- Garantir a manutenção do índice de reciclagem da latinha em patamar de 95%;
- Otimizar as operações e a infraestrutura recicladora da cadeia da lata de alumínio;
- Investir na capacitação de gestores públicos, das cooperativas de catadores de materiais recicláveis e de pequenos e médios recicladores;
- Promover campanhas de educação ambiental junto à população.