Manutenção do Índice de Reciclagem

A reciclagem da lata de alumínio para bebidas no Brasil é altamente eficaz e apresenta altíssimos índices, acima da média mundial. Historicamente, a reciclagem da latinha no Brasil registra índice médio de 95% há cerca de 15 anos.

O Termo de Compromisso firmado visa garantir a manutenção desse percentual histórico médio de reciclagem no patamar de 95%. Para tanto, conta com a otimização das operações das recicladoras, conforme a demanda, e a própria evolução do volume comercializado nacionalmente, com destaque para a disponibilidade de rede própria de centros de coleta, que consistem em postos avançados das associadas recicladoras da Recicla Latas, que reúnem a sucata das latas de alumínio para bebidas consumidas em todo o Brasil e destinam para as unidades recicladoras.

Estruturação da reciclagem de alumínio como negócio;

Investimento na capacidade de reciclagem em consonância com a capacidade de mercado;

Garantia de compra de 100% da sucata disponível, em condições de mercado;

Modelo de logística reversa autossuficiente, consolidade e com alcance nacional.

Índice de Reciclagem

No ano de 2023, o índice de reciclagem de latas de alumínio para bebidas atingiu a marca de 99,7%Em números, isso significa que foram recicladas 395,8 mil toneladas, o equivalente a 32,31 bilhões de unidades, e comercializadas 397,2 mil toneladas ou o correspondente a 32,42 bilhões de unidades.

Capacitações

Diversas palestras, muito conteúdo e debates relevantes com personagens importantes ligados à gestão dos resíduos ♻. Abaixo, nas edições que realizamos, é possível conferir cada uma delas pelo nosso canal no YouTube.

Confira as apresentações dos Cursos de Capacitação de Gestores Públicos

Receba mais informações sobre os próximos cursos

Educação ambiental

A Recicla Latas investe na educação ambiental da população por meio de campanhas de comunicação em canais online, a fim de conscientizar as pessoas sobre a importância de considerar o impacto ambiental das embalagens e da correta destinação de resíduos.

A partir disso, realizamos campanhas em nossos canais de comunicação digitais a respeito dos temas consumo consciente, com destaque para que o consumidor dê preferência as latinhas de alumínio devido aos seus diversos benefícios ambientais, e descarte adequado, a fim de orientar a população sobre a melhor maneira de lidar com os resíduos, com ênfase na lata de alumínio.

Veja abaixo algumas de nossas principais postagens:

Economia circular

A economia circular foi idealizada com base nos ensinamentos da natureza. Tudo se renova por meio de ciclos.

Na economia circular, os produtos são fabricados, consumidos e, após reciclados ou reaproveitados, se transformam mais uma vez em produtos.

A latinha de alumínio para bebidas é um dos melhores exemplos de economia circular. Ela é infinitamente reciclável e melhor ainda! É, de fato, reciclada e com índices de reciclagem acima de 95%.

Esse vídeo vai te contar tudo sobre a economia circular:

Mutirão da limpeza

Além das ações online de educação ambiental, a Recicla Latas também realizou um mutirão de limpeza no Dia Mundial dos Oceanos na praia do Leblon, no Rio de Janeiro. A ação contou com mais de 70 voluntários, incluindo alunos da Escola Municipal Azevedo Júnior, e recolheu mais de 1.300 resíduos.

Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis e os Pequenos e Médios Recicladores

A edição 2024 do Guia de Boas Práticas da Recicla Latas é um material de apoio e consulta para as cooperativas de catadores e catadoras de materiais recicláveis e para as pequenas e médias recicladoras de alumínio otimizarem suas operações, processos, condições de trabalho e capacitação, fortalecendo a cadeia de reciclagem como um todo. O guia reúne as melhores práticas nos campos social, ambiental e econômico, para auxiliar na tomada de decisões, que impactam diferentes públicos e a natureza.
 
A Recicla Latas tem o desafio de fortalecer o ciclo virtuoso na cadeia da reciclagem de latas de alumínio para bebidas no Brasil, sendo este guia parte da construção de um ambiente favorável à implantação de novas soluções para a evolução da gestão de resíduos sólidos em todo o país.

Baixe aqui o Guia de Boas Práticas