Sudeste liderou capacitações para gestores públicos da Recicla Latas
Os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo estiveram à frente em participantes no curso de capacitação em gestão integrada de resíduos sólidos, realizado pela Recicla Latas, no ano de 2024. A Região Sudeste apresentou o maior número de gestores públicos capacitados dentre todas as regiões, com 360 profissionais certificados em 190 municípios.
A Recicla Latas registrou um aumento de 104% na adesão de gestores públicos qualificados pela associação em comparação a 2023: foram 955 gestores públicos capacitados em 474 municípios de todos os 26 estados, além do Distrito Federal.
Para Renato Paquet, secretário-executivo da Recicla Latas, este crescimento reflete o compromisso contínuo em impulsionar os temas reciclagem e sustentabilidade. “Nosso objetivo é fortalecer as políticas públicas de gestão de resíduos sólidos, capacitando gestores a implementarem soluções eficazes e sustentáveis em suas regiões”, afirma.
Os cursos aprofundam conhecimento e práticas relacionadas à economia circular, logística reversa e legislação ambiental. Ministrados por especialistas e com momentos interativos, abordam assuntos conectados à economia circular dos resíduos sólidos; a Estratégia Nacional de Economia Circular (ENEC); políticas públicas para reciclagem; e o papel dos municípios na gestão de resíduos.
Gestores Públicos capacitados em cada região do Brasil
Região Sudeste – 360 capacitados em 190 municípios
Região Nordeste – 267 capacitados em 128 municípios
Região Sul – 142 capacitados em 92 municípios
Região Centro-Oeste – 122 capacitados em 40 municípios
Região Norte – 64 capacitados em 24 municípios